Pesquisar neste blogue
domingo, 24 de novembro de 2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Lançamento dos 11 Clássicos da Literatura Angolanos
A Mediateca de Luanda foi o palco do lançamento da primeira colecção dos “11 clássicos da Literatura angolana”, no âmbito do programa para fomento do livro e da leitura “Ler Angola”.
Sessão de abertura teve a presença do jornalista e escritor Luís Fernando, porta-voz do painel de seleção dos 11 clássicos da Literatura Angolana, José Mendoça, representante da União dos Escritores Angolanos e do Jornalista e escritor Divaldo Martins, representante da entidade promotora do Programa de Fomento do Livro e da Leitura.
Segundo o responsável, Divaldo Martins, o projecto visa valorizar a marca Angola e saudar o 11 de Novembro, dia da independência nacional- «Este é um projecto do Executivo angolano e visa valorizar a marca Angola, visando apoiar sectores identitários da cultura nacional, como o teatro, o cinema, a pintura e também a literatura» acrescentou que «esse programa incentiva, também, o surgimento de novos valores literários, com a criação de uma bolsa de apoio à escrita».
Estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas, respectivamente escritores de algumas obras que constam no clássico como Pepetela, Manuel Rui, João Maimona, representantes de diversas embaixadas, órgãos ministeriais, organizações não-governamentais e outras entidades representativas da sociedade civil.
A actividade culminou com a entrega de livros aos autores, ás instituições representadas e aos convidados de honra.
Ler Angola é um programa da responsabilidade do Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração “GRECIMA”.
Os 11 clássicos publicadas são: “Espontaneidade da Minha Alma”, de José da Silva Maia Ferreira, “Nga Muturi”, de Alfredo Troni, “Delírios”, de Cordeiro da Mata, “O Segredo da Morte”, de António de Assis Júnior, “Luuanda”, de Luandino Vieira, “Sagrada Esperança”, de Agostinho Neto, “Mestre Tamoda”, de Uanhenga Xitu, “Mayombe”, de Pepetela, “Quem me dera ser onda”, de Manuel Rui Monteiro, “Sobreviver em Tarrafal de Santiago”, de António Jacinto, e “Trajectória Obliterada”, de João Maiomona.
Dia mundial da Diabetes
Mediateca de Luanda, realizou no passado dia 15 de Novembro
uma palestra subordinada ao tema “ Diabetes
suas causas e consequências”, que teve como prelector Dr. Jesus Castro. A actividade realizou-se em alusão do
dia mundial da diabetes.
Na sua abordagem Jesus Castro explico o que a diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
Na sua abordagem Jesus Castro explico o que a diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
Acrescentou que o “dia mundial da diabetes é comemorado anualmente com o objectivo procurar aumentar o conhecimento sobre esta doença.
Ao decorrer da palestra, montou-se posto que serviram para o controlo da glicémia e da tensão arterial a todos os participantes e usuários da Mediateca.
O dia da diabetes é celebrado a 14 de Novembro para assinalar o aniversário de Frederick Banting, que juntamente com Charles Best desempenhou um papel crucial na descoberta da insulina em 1922, a substância que permite salvar a vida dos doentes com diabetes.
Mediateca de Luanda: Visita de cortesia no feminino
A esposa do Presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) e a esposa do Presidente da Assembleia Nacional, acompanhadas pela deputada Cândida Celeste, fizeram no passado dia 6 uma visita de cortesia e constatação do funcionamento da Mediateca de Luanda.
Maria Gorete Guterres e Maria Augusta Dias dos Santos foram recebidas pelo Director da Mediateca de Luanda, Luís Armindo, que, depois dos votos de boas vindas, apresentou a Rede de Mediatecas de Angola ilustrando as actividades, objectivos e dados estatísticos do funcionamento com um vídeo promocional do projecto.
Seguidamente, as visitantes percorreram todos os espaços públicos do edifício, inteirando-se do seu funcionamento nas diferentes áreas.
A visita surgiu no âmbito da «IV Assembleia Parlamentar da CPLP» sob o lema «Cultura de Paz na CPLP» que decorreu de 4 a 7 de Novembro no Palácio dos Congressos de Luanda e teve como objectivo principal o reforço dos laços de amizade e de cooperação interparlamentar entre os Estados membros da CPLP ( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ).
Maria Gorete Guterres mostrou-se bastante impressionada com o nível de desenvolvimento que Angola alcançou ao longo destes poucos anos de paz, afirmando que «são poucos os países que conseguem alcançar um crescimento tão notório depois de muitos anos de conflito armado», acrescentando ainda «fico feliz por este projecto já estar a estender-se um pouco por quase todo País e a gerar mas emprego na camada jovem».
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Palestra " Diabete suas causas e consequencias
Em saudação ao 14 de Novembro, dia
internacional da Diabete, a Mediateca de Luanda vai realizar uma palestra subordinada
ao tema: “: Diabete suas causas e consequências
”, que terá como prelector Doutor Jesus Castro.
Durante o período que irá decorrer a palestra, serão
montados postos, que permitirão aos participantes realizarem teste de Glicémia e Control da pressão Arterial.
Obs:
Acesso Livre
Subscrever:
Mensagens (Atom)